sexta-feira, 15 de Junho de 2012

[Saúde] Portal do utente











Integrado no projeto PDS - Plataforma de Dados da Saúde, desenvolvido pela CIC - Comissão para Informatização Clínica e pela SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, vai permitir registos de saúde feitos pelo utente e recurso a serviços online já existentes e a disponibilizar.

A PDS é um mecanismo de acesso a informação dos utentes que permite mostrar os dados aos profissionais de saúde em diversos pontos do SNS (hospitais, urgências, cuidados primários) sem os deslocar do local seguro onde agora estão guardados. Por exemplo, a PDS permitirá a um médico ou enfermeiro do hospital aceder a alguns dados do Centro de Saúde sem os poder modificar ou danificar. O seu acesso é restrito e auditado, sendo que cada vez que um profissional vê os seus dados esse facto fica registado num histórico de acessos.

Ao permitir a partilha destes dados, o SNS pode tornar mais rápido o seu atendimento e mais segura a forma dos profissionais de saúde o conhecerem e chegarem a um diagnóstico/terapêutica.

O primeiro portal ligado à PDS a ser disponibilizado ao público foi o Portal do Utente, online desde 31 de maio de 2012.

No âmbito da PDS, prevê-se que seja lançado no final de junho o Portal do Profissional, serviço que irá permitir a intercomunicação entre os sistemas de informação de cada uma das instituições de saúde, para viabilizar a agregação e visualização da informação de saúde do utente, quando e onde for necessária.

O novo Portal do Utente está online aqui

Mais informações sobre o Portal e o Projeto aqui.